segunda-feira, setembro 11, 2006

Meu primeiro dia como assistente de produção.

Esse feriado eu trabalhei como assistente de produção. Assistente de produção é um nome muito bonito pra alguém que não tem nenhuma função especifica num set de filmagem. Eu acordei cedo, eu conheci pessoas, eu morri de timidez, eu carreguei coisas, eu não sabia o que fazer, eu aprendi muito, eu fiquei feito barata tonta, eu não dexei pessoas entrarem no set, eu destribui chocolates no semaforo...
Entre as coisas que eu aprendi estão: um caixote no set, não se chama "caixote", se chama "3t", pior que um caixote normal ele tem todos os lados fechados e tem a função oficial de apoiar coisas, principalmente pessoas que querem sentar.
Depois eu entendi a dinamica do set: existem os grupos mais identificaveis, a equipe de direção que esta querendo matar a equipe de produção, a equipe de produção que quer matar a equipe de direção, a equipe de fotografia que e não sei quem eles querem matar porque eles parecem ocupados demais carregando objetos muito frageis e a equipe de direção de arte que se diverte muito se maquiando e se vestindo de forma estranha. Além deles há muitos outros cuja função você não saberá se não lhes perguntar, ou mesmo se perguntar...

Filmar no centro de São Paulo é um tanto complicado. Porque entre outras coisas, há muita gente passando e é impossivel impedir que todo mundo passe durante a filmagem, mas a gente tentou. E até deu certo. Alias começo a acreditar mais na humanidade, depois da boa vontade de tanta gente. Mas teve muitas figuras que conheci tentando parar pedestres, um cara que queria me passar o contato porque ele era ator, um cara que estava de boa até eu dizer que estavamos fazendo um filme "um filme? o filme é seu, vocês que se virem com o seu filme" (fico me perguntando o que ele achou que era quando estava parado), alguns bebados um deles não queria nada com o meu dinheiro, foi o que ele disse (não que eu tenha oferecido meu dinheiro), e tinha dois arabes que não sabiam falar português e queriam chegar na duque de caxias.

E quanto a entregar chocolates no sinal eles eram entregues com o seguinte aviso:

Caro motorista,

Pedimos a sua compreensão, pois estamos fazendo um filme.

Por gentileza queira aguardar alguns poucos minutos depois do semáforo, respeitando o funcionário da CET.

Por favor, NÃO BUZINE.

Colabore com o cinema brasileiro!

Gratos pela atenção.

Ps: Estamos fazendo cinema, podiamos estar roubando.

Tá esse Ps é brincadeira. Mas o resto é verdade, fizemos um CET parar o trânsito ali na praça ramos, foi lindo.

E o que eu ganho fazendo isso?
Amigos, experiencia, refeição e nome nos creditos.

4 comentários:

Anônimo disse...

admita
foi só pelo nome nos creditos!
admita!
eu sei q foi,vc sabe..td mundo sabe
qulq um o faria
melhor q nome nos creditos eh agradecimentos no oscar e vestidos de presente pra cannes.

Anônimo disse...

que bonito, que beleza!

Unknown disse...

Bom eu nem conheço você
mais pelas suas palavras pude perceber que você é uma pessoa muito certa no que faz, eu vou fazer um concurso pra assistente de produção aqui em Manaus-am e tô nervosa nem sei pra onde vai rsrs mais eu adorei ver sua experiencia e vi que não é um bixo de sete cabeças rsrsrs mais adorei o documentário interessantissímo! parabéns!
meu e-mail :jayararayane_29@hotmail.com e msn

Shedd disse...

cachê zero?