segunda-feira, novembro 06, 2006

Meu primeiro trabalho como continuista

Bom aposto que você não esta nem um pouco interessado nas minhas tagarelices sobre minha segunda e terceira experiencia no set de filmagem. E dessa vez poderia ser bem mais curto, eu fiz continuidade, o que consiste em tirar fotos de como estão as coisas pra que nos planos seguintes elas estejam da mesma forma. Tudo que aparece no moviemistakes.com é basicamente culpa do continuista. Eu diria que é como a c.i.a. eles são conhecidos por seus erros e nunca reconhecidos pelos seus méritos *expressão drámatica*. Mas é tudo que tenho a dizer a respeito, e que eu gostei muito de fazer, parece chato, mas eu estava muito mais em contato com a ação e falei mais com a diretora. Acabei fazendo boom e claquete nas horas vagas, foi lindo.

Ai eu percebi que eu sempre tenho muito mais o que falar das coisas que eu não gosto do que das coisas que eu gosto. Eu não gosto de ser assistente de produção. E estou muito curiosa com maquinaria, que é o equipamento do pessoal da fotografia. Dessa vez eu acabei mexendo mais com o equipamento de foto, porque tinha menos gente e eu ajudava a montar. E ai eu aprendi muitas coisas mágicas, por exemplo prolonga é o cabo que você liga nas luzes, num set há milhares deles, para enrola-los você deve seguir suas dobras e enrola-lo com fita crepe sem que a cola entre em contato com o cabo, mas quando você monta deve crepa-lo no chão pras pessoas não tropeçarem. Eu não vejo sentido nisso, a idéia não é evitar o contato do cabo com a cola? As luzes eu não sei bem como chamam, se pah refletores, sei que chamam elas pelo número da intensidade da luz e que elas fazem toda mágia da cena quando colocam gelatinas nela. Só que gelatinas são celofanes, não gelatinas de verdade. E pra ligar tudo isso não da pra colocar na tomada, tem que abrir o quadro de força, colocar um voltimetro, achar o negocinho que tem a voltagem certa e ligar os prolongas, e eu gostaria muito de aprender isso um dia. Stand in é o palhaço que fica no set na posição dos atores pro fotografo testar a luz, acho que ele não entra nos créditos, não como stand in pelo menos, porque na maioria das vezes ele era uma pessoa ali no set ociosa, tipo o continuista.
Há também uma mesa enorme dobravel de madeira, que é (como uma amiga diria) do tamanho de um boi, que chama praticável. O único motivo que eu vejo pra usar aquilo é se você quiser colocar a camera mais alta usando o tripé, além disse é um puta bagulho pesado que não cabe no porta-mala de ninguém.
Outra coisa é que cineasta é farofeiro pra caralho, todo set de filmagem tem que servir lanchinho e bebida, isso custa caro e faz sugeira, claro que não poderia deixar as pessoas morrendo de fome. Mas chega no quarto dia, tem vinte sacolas, uma com os copinhos que tem os nomes das pessoas pra que ninguém disperdice copos, uma com pão todo esfarelado, uma com o bolo que a tia de não sei de quem inventou de mandar pra gravação, uma com papel toalha que é sempre necessaria, pq a sacola que tinha suco estorou, e ai o pão fica todo sujo, e o porta mala do produtor fica todo melado.....e você já viu tudo...

4 comentários:

Lígia disse...

(não...)

Po, é por culpa de pessoas como vc, que nosso trabalho pode ser tão pentelho!

Joymarfim disse...

Oie, Tudo bem?
Estava procurando no Google, sobre continuistas, serei uma.
To tranquila, mas não quero fazer feio e errar para depois ouvir " alá ó, a continuista é cega" [rindo]
Gostei do que escreveu, eu sou atriz,comecei a fazer produção a pouco tempo, mas sempre ajudava de alguma forma.[Era um pouco produtora e não sabia]
Como se chama o filme em que foi continuista?! Quero ver se mandou bem.
Um abraço de uma estranha, que invadiu aqui, porque gostou do inicio do texto e continuou a escrever.
[sorri] Até.

Joymarfim disse...

OBS: joycemarfim@hotmail.com
Se quiser conversar sobre Cinema : )

Camila Esteves disse...

Uma única observação em seu texto. Continuísta não é ocioso em hipótese alguma. A gente rala q nem burro de carga, é claquete, planilha de continuidade, figurino, maquiagem, som, luz (se é fria ou quente, fora o diafragma),estar do lado do câmera (para ver tudo q é enquadrado), ser o braço direito do montador/editor na ilha de edição, entender todas as escalas de planos,além de ser o senso crítico do filme p o diretor. Tirar fotinho é o de menos(mais q a obrigação). Minhas experiências como continuista não teve nd haver c o ócio, e o meu encantamento pela 7ª arte só aumentou. Abs.