segunda-feira, agosto 14, 2006

Eu odeio o verbo "relevar". É serio, na minha cabeça ele simplesmente não faz sentido. A primeira vez que o ouvi foi em alguma frase do gênero:

-Ah e ele só falava besteira então relevei tudo...

Fiquei pensando, bom se "relevante" é alguma coisa importante, "relevar" deveria ser: dar importancia, não ignorar. Resolvi então relevar o verbo, na verdade eu o considerei simplesmente errado. Até que a porcaria do "relevar" começou a aparecer em vários cantos e um dia meu professor de grámatica usou ele assim, mais ou menos como na frase acima.

Então pedi a senha do papai no Uol para ver a definição do Houaiss:

Relevar■ verbo transitivo direto 1 dar relevo a; tornar saliente; fazer sobressair 2 dar alívio a; atenuar, consolar 3 dar consentimento para; permitir 4 (sXV) conceder perdão a; desculpar 5 convir, ser importante 6 sobressair-se, distinguir-se, salientar-se 7 Rubrica: termo jurídico. perdoar, dispensar

Agora me explica como você pode dar relevo e dar alivio com o mesmo verbo? Atenuar e convir que é importante?

"Relevante" continua fazer sentido, olha:

Relevante■ adjetivo de dois gêneros 1 que tem relevo, que tem importância 2 que se salienta, que sobressai 3 de grande valor ou interesse ■ substantivo masculino 4 o essencial, o indispensável

(pensando come terminar isso)
É isso...."relevar" é um verbo feio, não use-o.

11 comentários:

Anônimo disse...

Em chines, TAI TAI significa senhora/esposa, e cada TAI tem uma intonacao diferente, o primeiro mais devagar o segundo mais rapido. Se voce mudar a sua expressao pra falar o TAI, ele passa a significar "DEMAIS".
Essas coisas sao sensacionais. Ou nao. ahah

Anônimo disse...

eu prefiro abstrair,mas ai é mto amplo..nada contra o relevar..
tbm nda a favor...
eu queria mesmo é que eles funcionassem..prozac!
bjos xuxu

Anônimo disse...

eu sempre leio "revelar" ai nao faz sentido, eu releio 3x ai me tocar... acho q vou me juntar a cientologia

Luiz Felipe Amaral disse...

É de fato um verbo feio. Mas acho melhor do que falar "facu."

- Tipo, meu, a facu do cara é iraaaada!

De qualquer forma, vou retribuir o favor e linká-la no Wanderer.

Lígia disse...

Rato porque você sempre tem que voltar pra história da "facu"?

você tem sonhos com isso?

Luiz Felipe Amaral disse...

Não, não tenho.

Mas de acordo com o livro de aniversários da casa da Julia, aqueles que nascem no dia do meu aniversário são obsessivos. Se o livro estiver correto, e como eu nasci no dia do meu aniversário, é possível que minha cruzada pessoal contra a "facu" seja apenas uma obsessão.

Anônimo disse...

ando usando.

Lígia disse...

realmente...

acho irrelevar muito mais cabível!

Anônimo disse...

e eu que achava que minha prima era burra e o certo era irrelevar... :P

B_Luísa disse...

Eu concordo!!! Ja faço o uso apropriado de tal palavra tem uns bons anos e cada um com seus problema hahaha

Anônimo disse...

Achava que todo mundo que falava assim falava errado...