domingo, julho 01, 2007

Sobre livros de auto-ajuda.

A verdade é que eu acredito na eficácia dos livros de auto-ajuda. Imagino uma pessoa que resolve escrever isso, o que leva ela a crer que tem conhecimento o suficiente parar criar soluções infalíveis e generalistas sobre o comportamento humano? Imagino que essa pessoa tenha acabado de sair de uma experiência de sucesso e acha que ela pode ajudar outros com isso. acontece que a vida da pessoa não acaba depois do livro. E eu só posso acreditar que toda conclusão tirada de um livro de auto-ajuda é especulativa. não se pode ignorar que as pessoas são diferentes e o que deu certo pra um autor, talvez não dê certo pra outra pessoa. vi um livro outro dia chamado "não discuta a relação" fico imaginando o que esse livro quer. Se o seu respectivo bate em você, o que fazer segundo esse livro? Trancar a porta? fazer um curso de defesa pessoal?
Mas voltando, eu tinha dito que acreditava na eficácia deles, o que possivelmente não faz o menor sentido com o que eu disse até agora. Explico, acho que a pessoa que compra um livro de auto-ajuda quer soluções, resolver problemas requer muito mais do que soluções prontas, requer conhecimento pessoal e coisa e tal. Mas a pessoa quer soluções, ela não quer ficar se conhecendo, o que é um saco. Então o livro funciona para aquele momento, a pessoa fica confiante, e as coisas funcionam. E depois os problemas voltam....mas ai você compra um novo livro. Você fica contente, a industria fica contente, a livraria fica contente....

Nesse caso porque eu não compro livros de auto-ajuda? Em primeiro lugar porque eu tenho vergonha na cara (ou seja, se eu fosse uma pessoa um pouco melhor, e não ligasse pro que os outros pensam, eu poderia ler livros de auto-ajuda). Em segundo lugar porque eu penso tudo isso, e nunca levaria um desses livros a sério, por mais que eu tenha preguiça de me conhecer e de saber que nem tudo tem uma solução simples.

Por fim, tudo isso é só uma especulação minha, porque eu nunca li, nem conheço muita gente que leu essas coisas.
mas até que fazer aula de defesa pessoal é uma boa solução.

Nenhum comentário: