quinta-feira, março 15, 2007

Cadê?

Esse é mais um post enfadonho sobre o set de filmagem. Então eu vou começar pelo fim que não tem nada com isso e você para onde der vontade.

Hoje quando estava saindo da biblioteca eu me deparei com o livro "Where's My space age?" achei que parecia nome de comunidade do orkut. O livro falava sobre a moda futurista lançada com a chegada do homem no espaço e o desaparacimento dessa tendência. Sabe, quando eu entendi do que se tratava, pensei "Onde esta minha era espacial?" não sei quanto a vocês, mas na minha infância foi prometido que meu futuro seria no espaço. Naquela época astronautas viajavam pro espaço, não ficavam cometendo crimes passionais ou pedindo aposentadoria antes da hora. O pior é que eu tinha muito medo de ir pro espaço, muito! Hoje eu sou curiosa. Mas ninguém promete mais essas coisas.

Eu estava na biblioteca porque fui procurar um livro sobre continuidade. Isso porque fui chamada pela terceira vez para fazer isso. Sabe não é de todo mal, mas não é minha alegria de viver. E as pessoas realmente se convencem da necessidade de um continuista, coisa que pra dizer bem a verdade não encontro sempre. Claro que as vezes ele é essencial, mas as vezes não tem objetos para mantes no lugar, ou figurinos para arrumar e eu fico me sentindo uma inútil. Então eu decidi que deveria haver mais do que isso na continuidade. Fui à biblioteca e comecei a procurar, entre os livros de direção, porque continuidade esta na equipe de direção, não havia nenhum capitulo nesses livros dedicado a isso. Tinha um capítulo sobre continuidade de som, mas que não tem nada a ver com o que eu faço. Vou continuar buscando uma razão na minha função. Pior, o diretor dessa vez disse que não queria muita continuidade, nessas horas eu podia dizer "ah...então vocês nem precisam de mim" o que provavelmente é verdade. Mas quem disse que eu não quero ficar vendo tudo acontecer?

Ademais estive pensando sobre as funções de cada equipe e as personalidades que se enquadram. É impressionante, todo filme que eu participei existem traços claros que definem o comportamento de cada uma delas. Eu poderia criar um desses testes de personalidade e dizer no final qual seria sua função no set.
Eis o que eu acho, produção é coisa para mulheres, claro que existem homens que podem fazer muito bem. Mas é que requer uma capacidade de preocupação simultanea em coisas completamente diferentes. Eu não estou falando em fazer mil coisas ao mesmo tempo. O trabalho é se preocupar, gritar, brigar, ter um celular tocando toda hora com um pepino novo pra resolver. E tem a comida e as soluções práticas e resolver brigas e dividas. Ao final do filme o produtor é a pessoa mais stressada e que mais reclama no set.
Outro perfil bem claro é o fotografo, esse papel normalmente é exercido por um homem, mas claro que também pode ser exercido por uma mulher. Certamente a equipe mais sossegada de todas, eles tem muita coisa pra fazer, não requer falar de mais e carregam muita coisa pesada e fragil. Eles provavelmente não vão brigar com ninguém e são muito compreensivos e dispostos.
Da direção de arte eu não sei dizer muita coisa, mas olha estamos falando de decoração, figurino e maquiagem, então a coisa fica entre mocinhas e meninos mocinhas, quase sempre. A equipe de arte é com certeza com quem você pode melhor se divertir nos intervalos, eles te maqueiam, falam mal das roupas alheias, sempre têm assunto...
Pra direção eu não vou definir sexos...apesar de que homens costumam se dar melhor. Requer calma, compreensão, ser decidido, mas não teimoso e ah...talento.

Se eu tivesse coragem traçava o perfil dos atores...
Mas fui procurar minha era espacial.

3 comentários:

Marcelo disse...

"If the audience is looking at that little thing on the screen then we're in trouble"

sei lá, continuidade em filme universitário não faz sentido nenhum — a não ser como pretexto pra ter a lígia no set, o que é perfeitamente compreensível ;* —, pra começar porque estudante não tem nada que fazer plano/contraplano ou usar locação mais de um dia. =P mas aí, essa mulher parece manjar da parada.

e ator é a coisa mais intrigante do mundo. cê acha que existe uma comunhão de personalidade entre eles?

Lígia disse...

acho que existem alguns traços característicos.

Unknown disse...

minha sala do senai de constitui de 33 pessoas saídas da categoria de arte. é muito, muito barulho, mas você se diverte.